Provas de proficiência da Língua Italiana (1ª edição presencial)

O curso tem como objetivo principal apresentar ao aluno as provas de proficiência da língua italiana oferecidas pelas universidades italianas no Brasil (CELI, CILS, PLIDA). O aluno vai entender para que servem essas provas, como são realizadas e avaliadas, e quais habilidades o candidato deve possuir para escolher o nível mais adequado ao seu conhecimento linguístico. Neste curso você não vai aprender o idioma, mas vai se familiarizar com o funcionamento das provas, incluindo o tempo de duração, apresentação das questões, habilidades avaliadas, locais e valores das provas. É interessante que o aluno tenha uma base de italiano para realizar as atividades, mas não é obrigatório. O curso é composto por quatro módulos de estudo, organizados de forma que possam apresentar todas as informações pertinentes a cada uma das provas de proficiência. O primeiro módulo apresenta o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas e a sua relevância para as provas de proficiência em qualquer língua. Em seguida, são esclarecidas as dúvidas gerais mais frequentes envolvendo as provas italianas. Nos segundo, terceiro e quarto módulos são apresentadas, respectivamente, as provas CILS, CELI e PLIDA e suas características individuais, como o formato das provas, o seu tempo de duração e o seu calendário para o ano vigente. Para a progressão no curso, é necessário acessar os conteúdos via plataforma Moodle, realizar as atividades de fixação propostas no final de cada módulo, valendo 40% e participar das aulas presenciais, equivalentes a 60% do aproveitamento do curso. O curso apresenta carga horária de 20 horas e é composto por aulas presenciais, leituras e atividades assíncronas. A abertura do espaço Moodle será no dia 28 de setembro (semana assíncrona) e encerra no dia 17 de outubro. As aulas presenciais ocorrem nos dias 03 (Módulo 1 e 2) e 10 (Módulo 3 e 4) de outubro, às segundas-feiras, das 14h às 15h30, na sede do NILT, situada à rua Desembargador Vitor Lima, 222 - Trindade - Florianópolis/SC, na nova Reitoria. O curso será ministrado pelos professores Cleide Giacomelli Borraz e Telmo Clos Ambrosini, com a supervisão da professora Dra. Daniela Bunn (MEN/CED/UFSC). O curso é promovido pelo NILT/SINTER. Inscrições: de 12/09 a 27/09/2022 (15 vagas). Os alunos homologados receberão contato pelo email informado no ato da inscrição pelo link: http://inscricoes.ufsc.br/provas-de-proficiencia-italiano-pre.

Participante

Inscrições encerradas há mais de 1 ano (27/09/2022)