Título do Minicurso: “Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc): reflexões e práticas” Ministrantes: Me. Janete Eloi Guimarães (PPGI/UFSC, PET-Letras), Milena Leão (PPGL/UFSC, PET-Letras), Me. Carolina da Nova Cruz (PET-Letras). Resumo: No contexto crescente de fluxos migratórios globais, o Brasil tem se constituído como um Estado destino de muitos migrantes. No âmbito dos estudos e práticas que envolvem o ensino de português para falantes de outras línguas, a área denominada de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) tem se consolidado com abordagens que buscam promover a aprendizagem de português associada à busca pela ampliação de acesso a direitos no país acolhedor (Anunciação, 2017; Anunciação; Camargo; Lopez, 2021; Bizon; Diniz, 2019). Nesse sentido, este minicurso propõe uma reflexão crítica sobre o conceito de PLAc, por meio da discussão de mitos e desafios que permeiam esse contexto específico de ensino-aprendizagem. Além disso, apresenta e discute estratégias didáticas voltadas ao ensino de português que visam integrar e respeitar as línguas-culturas dos sujeitos migrantes. Público-alvo: profissionais, estudantes e pesquisadoras(es) das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na Educação Básica. Data e local: 21/08/2025, 18:30 às 20:30, CCE-Bloco B-Sala Hassis Carga-horária: 2 horas Certificado de participação Vagas limitadas. Critério para admissão: ordem de inscrição.
Página oficial da atividade: obrasilforadesi.ufsc.br
Participante
Inscrições encerradas há 4 meses (18/08/2025)