Ministrante: Profa. Dra. Graziela Richetti Turma 2 Data: 08/11 (sexta-feira) das 8h20min às 10h Local: LISEQ - B111 Resumo: Um dos principais objetivos do ensino de ciências é promover a alfabetização científica dos estudantes, no qual o aprendizado dos conhecimentos científicos contribui para a compreensão e interpretação do mundo natural, social e tecnológico, além de prover autonomia para a tomada de decisões responsáveis, essenciais ao exercício da cidadania (Brasil, 2018; Milaré et al., 2021) . A preservação dos biomas em nosso país é fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os biomas são essenciais para amenizar as mudanças climáticas (ODS 13), para a conservação da vida terrestre (ODS 15) e da vida aquática (ODS 14), bem como proporcionar segurança alimentar, colaborando para a erradicação da fome (ODS 2), além de promover saúde e bem-estar (ODS 3) pela manutenção de ecossistemas saudáveis (CNPq, 2024). O Minicurso “Meta 2030: Ações para salvar o planeta” traz para a 21ª SEPEX um jogo com cartas e desafios adaptados para explorar a preservação dos biomas do Brasil segundo as metas ODS/ONU. Esse jogo foi inspirado no Hanabi, no qual cada jogador segura suas cartas de modo que fiquem visíveis para os outros jogadores e, ao longo das rodadas, todos devem realizar um trabalho colaborativo, dando dicas uns aos outros. No META 2030 cada jogador representa uma liderança local em busca de ações para preservação da biodiversidade local, que é o objetivo comum a todos. Ao fim do jogo, todos os jogadores ganham ou todos perdem. A pontuação final reflete o sucesso das tomadas de decisão de todos os jogadores. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, o jogo Meta2030 tem como objetivos abordar conhecimentos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento global, evidenciando a importância da preservação dos biomas brasileiros para o desenvolvimento sustentável. A abordagem lúdica do Meta 2030, além de promover a alfabetização científica dos estudantes, oportuniza um ensino e aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza divertido e prazeroso (Cleophas; Soares, 2018) . Os participantes participarão de momento formativo para uso deste jogo analógico como estratégia de educação no enfrentamento das questões relativas ao desenvolvimento sustentável. Haverá distribuição gratuita do jogo Meta 2030 aos participantes do curso. Tópicos Abordados: - educação ambiental - objetivos de desenvolvimento sustentável - Ciências da Natureza - alfabetização científica e tecnológica - jogos e ludicidade - Aplicação do Jogo Meta2030
Página oficial da atividade: blumenau.ufsc.br/sepex/
Participante
Inscrições encerradas há 14 dias (07/11/2024)