Curso sobre Sociologia da desigualdade social e a realidade da juventude brasileira

Curso sobre Sociologia da desigualdade social e a realidade da juventude brasileira

O Curso objetiva convidar estudantes e professores do PPGE, das diferentes linhas de pesquisas, de diferentes cursos de licenciatura da UFSC e UDESC e professores do Ensino Médio para o debate sobre a realidade da juventude brasileira a luz da sociologia da desigualdade social. A proposta procura articular os debates e as análises da realidade juvenil e das políticas educacionais do Ensino Médio que incide diretamente sobre a juventude brasileira e tencionar a formação de docentes, para incluir em seus processos formativos, discussões consideradas imprescindíveis – e que implicam igualmente todas as linhas de pesquisa do programa e da formação inicial e continuada – sobre nossos futuros como professores/as e educadores/as, seja na educação básica ou superior. Trata-se de um curso de extensão aberto para toda comunidade Universitária e a Rede de Ensino. CONTEÚDOS: 1) Fundamentos teóricos da sociologia da desigualdade. 2) Desemprego juvenil frente a crise capitalista e o aumento das desigualdades sociais no Brasil. 3) A relação trabalho e educação na formação dos jovens. METODOLOGIA DE TRABALHO Trata-se de cinco encontros para estudo e debate coletivo sobre os temas listados. Serão encontros presenciais, uma vez por semana, com leitura básica obrigatória antecipada e com a participação de um debatedor convidado. Para além dos cinco encontros de 3h cada, foram reservadas 5h/a para leitura da bibliografia básica e para outras pesquisas que possibilitem aprofundamento do debate. Total de horas para o cursista: 20h. AVALIAÇÃO Os participantes serão avaliados pela realização das leituras e participação no curso. INSCRIÇÕES: sistema UFSC. Vagas: 30. Período: set-out/2024. Palavras chave: Sociologia da Desigualdade; Política Educacional; Juventude. Cronograma: (Local: sala XXXXX) 1) Fundamentos teóricos da sociologia da desigualdade. 11/9, 18h-21h – apresentação do curso e reconhecimento dos cursistas. 18/9, 18h-21h – fundamentos teóricos da sociologia da desigualdade. Bibliografia: PEROCCO, F. (2012). Trasformazioni globali e nuove disuguaglianze: il caso italiano. Milano: Franco Angeli. D’Agostini, A. (2024). Relatório de pós-doutorado no exterior: “A reprodução social de jovens migrantes frente às transformações do mundo do trabalho e seus processos de escolarização: limites e perspectivas de futuro (Itália)” 2) Desemprego juvenil frente a crise capitalista e o aumento das desigualdades sociais no Brasil. 25/9, 18h-21h – Dados da realidade sobre a desigualdade no Brasil Bibliografia: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102052 https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/40098-censo-2022-taxa-de-analfabetismo-cai-de-9-6-para-7-0-em-12-anos-mas-desigualdades-persistem 2/10, 18h-21h – Desemprego juvenil e crise capitalista Bibliografia: MÉSZÁROS, István. (2009). A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo. Titton, M., & D’Agostini, A. (2020). Juventude e pobreza: a educação e as políticas públicas sob o ideário do Banco Mundial no contexto do aumento das desigualdades sociais. Perspectiva, 38(3), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e61865 https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/61865 3) A relação trabalho e educação na formação dos jovens. 9/10, 18h-21h –Novo Ensino Médio e a formação dos jovens. Encerramento. Bibliografia: Nogara Junior, G., & D’Agostini, A. (2017). O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL: rumo à formação de trabalhadores de novo tipo? Movimento-Revista De educação, (6), 329-361. https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32602 D’AGOSTINI, Adriana. JUNIOR, Gilberto Nogara. MARCASSA, Luciana Pedrosa. A Reforma do ensino médio: implicações para a escola e a formação de jovens trabalhadores. IN: DANTAS, Jéferson Silveira. TRICHES, Jocemara. Dalmagro, Sandra Luciana. (organizadores). A Organização Escolar no processo formativo das Licenciaturas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 250p. https://www.pimentacultural.com/organizacao-escolar Ministrante: Adriana D'Agostini

Página oficial da atividade: https://tmt.ced.ufsc.br/

Coordenador


Inscrições encerradas há 3 meses (11/09/2024)