CONVERSAS DE ESCOLA E DE OUTROS LUGARES: diálogos sobre empoderamento de mulheres

Conversas de Escola e de outros lugares : diálogos sobre empoderamento de mulheres

Conversas de Escola foi um projeto de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina criado durante o ano de 2010, inspirado na publicação Conversas de Escola (boletim e posteriormente um livro), das docentes que compunham o Grupo PET, Vânia Beatriz Monteiro da Silva e Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Ao longo dos anos os encontros foram realizados de diferentes formas. Em 2021, alteramos a nomenclatura do projeto para Conversas de Escola e de Outros Lugares, que busca a realização de palestras, oficinas e/ou minicursos, proporcionando um espaço para diálogo entre professores, gestores e alunos/as da universidade e da rede pública de educação, e demais interessados. OBJETIVOS: Aprofundar e ampliar os espaços de trocas de experiência e construção de conhecimentos entre docentes e discentes, e público em geral. Organizar encontros que busquem a complementação curricular de acadêmicos/as do curso de Pedagogia, a qual já prevê as atividades desenvolvidas pelo PET como estudos complementares. METODOLOGIA: As atividades a serem desenvolvidas de forma geral contemplarão os 4 eixos organizativos do PET Pedagogia e elementos voltados à formação acadêmica do curso em questão. Espera-se que essas atividades possam contribuir para a formação de acadêmicos/as e professores/as das redes públicas de ensino. Temas dos eixos: Infância e Literatura, Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Processos Educativos de Gênero e Sexualidade. Para o ano de 2022 estão previstos encontros mensais com duração de 3h, com os seguintes temas, observando que outros mais poderão ocorrer: Fevereiro: Educação Indígena, com Bruno Kaiagang e Jéssica Nunes (Responsável Jacyara Camargo); Março: Literatura na pandemia,com Eliane Debus e Leonardo Tonus (Responsável Eliane Debus); Abril: Produção Cultural na Periferia, com Verônica Marcílio (Favelivros); Maio: Educação, Gênero e Sexualidade (Responsável Rafael Silva); Junho: (Des)democratização da Educação na Pandemia, com Kamila Lockmann (GEIX) (Responsável Jayziela Jessica); Setembro: A Contrarreforma do Ensino Médio, a implementação da BNCC e os seus efeitos formativos para a docência e estudantes na Educação Básica, com o Prof. Jéferson Silveira Dantas; Outubro: Diálogo sobre empoderamento de mulheres, com Zâmbia Osório dos Santos; Novembro: Democracia em Tempos Difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades, com as Professora Mériti de Souza e Diana Carvalho de Carvalho.

Página oficial da atividade: https://petpedagogiaufsc.paginas.ufsc.br/

Participante

Inscrições encerradas há mais de 1 ano (20/10/2022)