RESUMO: A oficina iniciará pela apresentação dialógica da “nossa/minha” formação (Geografia UFRGS) e experiência docente enquanto educador popular e professor de Geografia, do magistério gaúcho (2012 à 2021) e catarinense (2022 à 2023) com a formação e experiência dos participantes tendo como referência práxis pedagógicas de resistência a ofensiva neoliberal pós Golpe de 2016 (lá RS e aqui SC). Em seguida, um cine-debate sobre tendências pedagógicas, BNCC e ideologia do ponto de vista das Escolas de pensamento da Geografia que se ensina nas escolas. Por fim, apresentarei meu último projeto como Professor de Geografia, numa escola pública de ensino médio (em Porto Alegre-RS entre 2019 e 2021) de produção de um espaço geográfico escolar cidadão: que foi a construção de um Coworking com quatro Startups de tecnologia social, orientado e orientadas, “a partir dos pobres ou homens lentos e pelas técnicas novas”, conforme defendia Milton Santos contra as “inovações tecnológicas que não se difundem no espaço geográfico de modo igualitário, luminosos em detrimento dos espaços opacos como, por exemplo, a “reforma” neoliberal do Ensino Médio (Lei 13.415) – que visa, de lado, à privatização da Educação Pública e; de outro, via imposição dos itinerários formativos – com disciplinas sobre “como ser empreendedor vendo bolo de pote”, “como se tornar um milionário”, “educação financeira” e não econômica”, “robótica sem os instrumentos de robótica” etc. – com preponderância à educação técnica e profissional aos estudantes das classes populares, ou seja, à exclusão dos jovens menos abastados (das escolas públicas) de acessar o ensino superior, de ser dirigente. REFERÊNCIAS FERREIRA, Eduardo Carvalho. Think tanks da nova direita e suas estratégias de cooptação: o caso do programa Imil (Instituto Millenium) na sala de aula. In: Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 4, n. 2, p. 24-40, jul./dez.2018. Retratos da Escola / Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) – v. 11, n. 21, jul./dez. 2017. Brasília, CNTE, 2017. Semestral. A partir de outubro de 2012, disponível no portal de periódico SEER/IBICT em: <HTTP://www.esforce.org.br> SANTOS, Milton. O Papel Ativo da Geografia : um Manifesto. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis. Revista Território, ano V, n. 9, p. 103-109, jul./dez.2000. ________. Por uma Geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho da Geografia. Porto Alegre, n. 21, p. 7-14, 1996. ________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23.ed. Rio de Janeiro: Record, 2013. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil / Dermeval Saviani. – 4. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013, - (Colação memória da educação). SEMERARO, Giovanni. Intelectuais, educação e escola: um estudo do caderno 12 de Antonio Gramsci / Giovanni Semeraro ; tradução do caderno 12 [de] Maria Margarida Machado. – 1 ed. – São Paulo : Expressão Popular, 2021. 240 p. SILVA, Cristiano Pereira da. A consciência geográfica da economia espacial cidadã: um estudo sobre a superação da alienação geográfica a partir dos espaços produtivos do APL Alimentos Região Sul do RS / Cristiano Pereira da Silva. – 2018. 172 f. SUERTEGARAY, D. M. A. NOTAS SOBRE EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA / Dirce Maria Antunes Suertegaray. Cadernos Geográficos. - Nº 12 – Florianópolis: UFSC, Maio 2005. TARTARUGA, I. G. P. O espaço geográfico das inovações tecnológicas: um olhar a partir das ideias de Milton Santos. In.: ENSAIOS FEE/Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser – v. 1, n. 1 (1980) – . – Porto Alegre: FEE, 1980 – . – Semestral. ISSN 0101-1723.
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