Oficina - Da internet à sala de aula: como usar conteúdos viralizados

A ampliação do acesso à internet e das possibilidades de criação e compartilhamento de conteúdos digitais tem causado muitos impactos em relação à disseminação de falsidades e informações distorcidas, como as fake news, nos diversos setores da sociedade. Embora não seja a única com responsabilidade no combate das fake news e outros conteúdos enganosos, a educação em ciências, como campo de conhecimento, pode contribuir com esse processo, sobretudo quando os conteúdos digitais viralizados estão relacionados às ciências da natureza. A proposta desse curso de extensão tem como objetivos identificar e analisar conteúdos digitais viralizados que possam ser relacionados a temas curriculares da área de Ciências da Natureza e discutir sobre as possibilidades de abordagem metodológica para problematização desses conteúdos em sala de aula como forma de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica. Assim, desenvolver propostas teórico-metodológicas para o ensino de ciências no enfrentamento da disseminação de conteúdos digitais viralizados falsos e enganosos e avaliá-las quanto aos seus impactos apresentam-se como importantes demandas para a pesquisa em educação em ciências Objetivos: Identificar e analisar conteúdos digitais viralizados que possam ser relacionados a temas curriculares da área de Ciências da Natureza. Discutir sobre as possibilidades de abordagem metodológica para problematização de conteúdos digitais viralizados em sala de aula como forma de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica. Elaborar propostas de ensino de ciências a partir da problematização de conteúdos digitais viralizados. Compreender as contribuições e limitações do ensino de ciências para o combate de conteúdos digitais viralizados e fake news.

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Inscrições encerradas há 4 meses (13/09/2024)