BRAILLE, SOROBAN E ESTENOGRAFIA NA CARTOGRAFIA TÁTIL PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

BRAILLE, SOROBAN E ESTENOGRAFIA NA CARTOGRAFIA TÁTIL PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Na Educação Geográfica, seus conteúdos são constituídos por textos e na sua maioria por imagens, mapas, gráficos, esquemas, entre outros. Porém, quando os estudantes possuem alguma deficiência visual, tem-se que aliar outras formas de ensinar para que os mesmos possam aprender nas mesmas condições que os demais sem deficiência. Para isso temos o suporte do código da escrita Braille e o áudio para os textos, mas na questão gráfica dos mapas, a cartografia Tátil consegue dar aos estudantes outras formas de leitura através das habilidades hápticas. Porém, na Cartografia há cálculos matemáticos necessários para compreender as questões de escalas cartográficas/fenômenos geográficos, assim como calcular as coordenadas geográficas, que nessa modalidade, o uso do Soroban é mais um instrumento para auxilio na aprendizagem matemática do DV. Sendo assim, esse minicurso tem como proposta capacitar os cursistas sobre a educação inclusiva do estudante com deficiência visual e as possibilidades de aprendizagem com uso do sistema Braille, do Soroban e da estenografia Braille para a Cartografia Tátil na Educação Geográfica. O minicurso será nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019. Das 18:00 as 22:00, no Laboratório de Cartografia Analógica e Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar, Bloco “E”, térreo CFH, UFSC-Trindade/Fpólis-SC.

Participante


Inscrições encerradas há aproximadamente 5 anos (26/11/2019)