Neurociência e educação: enfrentando os desafios translacionais Descrição do grupo e de seus objetivos: O desafio translacional da ciência é apontado como um aspecto importante na integração pesquisa/sociedade e na valorização do conhecimento científico. Esses esforços consistem na aproximação entre instituições de pesquisa e contextos extra-laboratoriais como escolas, por exemplo. Em resposta a esse desafio, as pesquisas em educação têm buscado uma aproximação entre seus estudos experimentais e os contextos educacionais cujas necessidades pretende atender. Há aproximadamente 1 década, pesquisadores brasileiros especialistas em áreas distintas como educação, biologia, neurociências, psicólogos, linguistas e outras, fundaram a Rede Nacional de Ciências para a Educação com o objetivo de integrar o conhecimento das diversas áreas e tornar a aprendizagem escolar mais efetiva. Este esforço já foi publicado em livro (Lent et. al., 2018) e deve ser valorizado, atualizado e difundido para a comunidade. Tendo em vista o contexto acima descrito, a presente proposta visa a criação de um grupo de estudo. Almeja-se, dessa forma, contribuir para a formação de professores de um ponto de vista do ensino informado por evidências, que questione crenças e concepções errôneas, fomentando uma postura docente científica (Dersch et al, 2022). Nos encontros deste grupo de estudo, os professores em formação participarão ativamente de discussões sobre como as pesquisas em neurociência podem informar práticas pedagógicas. Outro objetivo é alcançar diretamente professores da rede básica de ensino por meio de palestras e oficinas, aproximando assim universidade e comunidade. Para isso, os encontros alternarão discussões teóricas e inserções nas escolas. Proponentes: Mailce Borges Mota, ph.D (CNPq/DLLE/UFSC); Danielle dos Santos Wisintainer (estagiária de pós-doutorado FAPESC/UFSC); Juliana do Amaral (estagiária de pós-doutorado CNPq/UFSC); Matheus Mangini Bertuzzo (estagiário de pós-doutorado CAPES/UFSC) Os encontros serão: presenciais Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação de cursos de licenciatura e bacharelado interessados em educação; estudantes e professores da rede básica Nº máximo de participantes: 20 Critério de seleção para os participantes: ser estudante de um curso de licenciatura; disponibilidade para realização de atividades dentro e fora da universidade (em escolas parceiras) Data de Início: 20/09/2024 Data de término: 22/11/2024 Carga horária total: 20h Horário do grupo: Sextas-feiras das 14h30min às 16h30min
Página oficial da atividade: https://petletras.paginas.ufsc.br/
Participante
Inscrições encerradas há 6 meses (13/09/2024)