O projeto propõe uma reflexão considerando o campo da educação prioritariamente o debate sobre modos de conhecer estabelecendo interfaces com a filosofia da educação, pedagogia, literatura e arte. Reconhecemos que os modos de conhecer se efetivam através de uma diversidade de itinerários, uma multiplicidade de linguagens, sentidos e expressões em vários âmbitos da sociedade. Cabe aos professores em instituições educativas problematizar e pensar sobre os diferentes modos de conhecer e como os colocamos ao alcance daqueles que estão em processo de formação em nossas instituições. O projeto pretende conectar-se com a escola por meio de atividades variadas, compartilhar modos de conhecer, pensar e refletir por meio de dinâmicas pedagógicas designando alguns temas preferenciais, que poderão ser ampliados dependendo dos interesses dos participantes. Temos como apoio teórico autores como Nietzsche, Montaigne bem como autores do campo da educação, literatura e Arte que ainda serão especificados conforme o desdobramento das atividades. Defendemos que a educação efetivamente forma quando interpreta, discute e recria as pegadas daqueles que nos legaram conhecimento, ciência e arte, daqueles que alteraram a direção do nosso olhar.
Página oficial da atividade: https://biografia.paginas.ufsc.br/conexao/
Participante
Inscrições encerradas há mais de 2 anos (30/06/2022)