Repensando o ensino comunicativo de pronúncia de L2 a partir de uma visão complexa

Repensando o ensino comunicativo de pronúncia de L2 a partir de uma visão complexa

Nesta apresentação, discutimos os objetivos do ensino comunicativo de pronúncia contemporâneo. Ao partirmos de uma concepção de Língua como Sistema Adaptativo Complexo, concentramo-nos nos construtos de ‘inteligibilidade’, ‘compreensibilidade’ e ‘grau de acento’, de modo a propor uma reflexão sobre o papel de cada um destes aspectos na definição dos objetivos de ensino do componente fonético-fonológico. Discutidos os objetivos, propomos uma reflexão acerca de práticas e estratégias de ensino, de modo a argumentarmos que o aspecto fonético-fonológico deva ser integrado a todos os outros componentes linguísticos, frente à resolução de tarefas comunicativas. Exemplos de materiais didáticos elaborados para o ensino de português como língua estrangeira serão apresentados. Ministrante: Prof. Dr. Ubiratã Kickhofel Alves Data: 29 de novembro de 2018 Local: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade, Prédio CCE-A (sala 246)

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