Minicurso fundamentado nos princípios da Educação STEAM, do Pensamento Computacional e do Game Design. Traz um novo olhar para o tripé, apresenta a professores de diversas áreas como o Game Design pode ser utilizado na Educação STEAM, tendo por base o pensamento computacional, de forma prática, utilizando o jogo de programação Scratch. O curso propõe uma abordagem empírica e qualitativa de uso de metodologia ativa, com recursos digitais e analógicos para promover aprendizagem lúdica. Ao mesmo tempo, traz instrumentos de produção de dados para avaliação da oficina e da aprendizagem dos estudantes. Objetivo Geral: Prototipar um jogo simples, no Scratch, utilizando o documento de Game Design Document como base. Objetivos Específicos: Demonstrar as possibilidades de criação de jogos no Scratch Elaborar o documento de Game Design Document de um jogo. Produzir o protótipo de um jogo no Scratch Compreender a aplicação do Game Design Document na Educação STEAM Metodologia Encontros síncronos online (3 horas) Apresentação teórica sobre o tripé Educação STEAM – Game Design – Pensamento Computacional (e Scratch),. Apresentação gamificada no Kahoot! sobre os itens que contém um Game Design Document (baseado em Sena, 2017) Apresentação do Scratch e, em seguida, realizar a programação de um jogo no Scratch com os participantes que servirá como exemplo A turma será dividida em equipes que acessarão o Padlet para elaborar seu jogo no GDD. Prototipação do jogo no Scratch. Compartilhamento e demonstração do jogo entre as equipes. Avaliação final.
Página oficial da atividade: edumidia.ufsc.br/nucleo-de-producao-de-conteudos-digitais-ludicos/nossos-cursos/minicurso-scratch-game-lab/
Participante
Inscrições encerradas há 4 meses (18/06/2024)