Curso Livre do IELA - O que ler para entender a América Latina

Esse curso é uma introdução ao pensamento crítico latino-americano com base no estudo e apresentação ao público brasileiro das obras clássicas sobre nossa realidade da América Latina e o Caribe. Assim, durante 12 seminários – com duração individual de 3 horas – revisaremos os principais autores que trataram da realidade latino-americana e caribenha a partir da História, Sociologia, Política, Psicologia, Economia, Antropologia e Literatura – indispensáveis para alcançar uma interpretação global da Pátria Grande. É um curso destinado ao público em geral e visa romper o caráter restrito de iniciativas universitárias quase sempre focadas na obtenção de diplomas para efeito de carreira. Portanto, o curso “O que ler para entender América Latina” tem como objetivo convocar para a reflexão as pessoas que, longe dos bancos escolares, possuem ambição intelectual e não encontram no formato dos cursos oferecidos por nossas universidades o ambiente necessário para ampliar seu horizonte cultural e científico. Em resumo, pretendemos alcançar o grande público e introduzi-lo no curso de uma reflexão sistemática que realizamos no IELA-UFSC sem necessidade de pré-requisitos, exceto, é claro, o interesse pela leitura e o conhecimento do pensamento próprio produzido por potentes intelectuais da América Latina ainda desconhecidos em nosso meio.

Página oficial da atividade: www.iela.ufsc.br

Inscrições encerradas há mais de 3 anos (07/08/2020)