Carga horária total: 10 horas síncronas Objetivo: abordar aspectos teóricos e práticos de meta-análises com comparações indiretas (mixed treatment comparisons – MTC) de ensaios clínicos randomizados de intervenção. Software: pacote R para condução das análises de dados contínuos e dicotômicos. Requisitos dos alunos: Ter familiaridade com meta-análises tradicionais. Ter em seu computador o Software R instalado para acompanhamento das atividades propostas. Enviaremos tutorial para instalação aos inscritos mais próximo da data do evento. Datas/programa: Curso online síncrono nos dias 3 a 5 de dezembro de 2020, em quatro módulos Módulo 1 – Conceitos teóricos – dia 03/12 (quinta) das 18 as 20 h. Metanálise de comparações diretas. Meta-análise de comparações indiretas. Rede de evidências. Combinação de evidências diretas e indiretas pelo método MTC (mixed treatment comparison). Pressupostos da metanálise em rede: transitividade e coerência Módulo 2 – Introdução ao R – dia 04/12 (sexta) das 18 as 20 h. Introdução ao R e ao R studio. Operações básicas, importação e edição de arquivos no R. Estrutura de pacotes estatísticos no R. Geração de rotinas de análise em R. Pacotes para meta-análise em rede. Preparando dados dicotômicos para meta-análise em rede. Preparando dados contínuos para meta-análise em rede Módulo 3 – Metanálise de dados dicotômicos – dia 05/12 (sábado) das 8.30 as 11.30 h. Exemplo prático da condução de meta-análise em rede com dados dicotômicos usando o risco relativo. Módulo 4 – Meta-análise de dados contínuos – dia 05/12 (sábado) das 13.00 as 16.00 h. Exemplo prático da condução de meta-análise em rede com dados dicotômicos usando a diferença de média. Maiores informações em: cobe.paginas.ufsc.br
Página oficial da atividade: cobe.paginas.ufsc.br
Participante
Inscrições encerradas há mais de 3 anos (01/12/2020)