Curso: Células solares como eixo integrador na formação de professores

Curso: Células solares como eixo integrador na formação de professores

Neste minicurso pretende-se desenvolver um processo formativo com professores/futuros professores de química, por meio da construção e caracterização de células solares sensibilizadas por corante. Em consonância, durante o processo formativo serão discutidos os aspectos associados à adoção da experimentação como estratégia de ensino e a construção da Ilha Interdisciplinar da Racionalidade, para a promoção de um ensino que leve a Alfabetização Científica e Tecnológica dos discentes. PROPONENTES/RESPONSÁVEIS: Keysy S. C. Nogueira, Licenciada em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (2012). Doutora em Ensino de Ciências, subárea Ensino de Química, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2018). O projeto de doutorado estava vinculado ao Plano de Educação e Difusão do CEPID Redoxoma do Instituto de Química da USP financiado pela FAPESP. No curso de pós-graduação, participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na disciplina de estágio supervisionado e na disciplina de planejamento. Atuou professora de Química no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Tem interesse em pesquisar: Formação de professores, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Conhecimento docente, Estado da arte e Identidade docente; Maria Rosana Evaristo da Silva, possui Pós-doutorado em Química Inorgânica pela Université de Montreal/Canadá em parceria com a empresa Treal Technology (2018). Doutorado em química (inorgânica) no Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia (LQSN) da Universidade de São Paulo (2017) orientada pelo professor Henrique Eisi Toma com período sanduíche no grupo Energie Verte da Université de Montreal/Canadá sob supervisão do professor Garry Hanan. É licenciada em Química (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP). Atua principalmente na área de síntese inorgânica direcionada a complexos polipiridínicos de rutênio com aplicação em Células Solares Sensibilizadas por Corante e conversão de energia. Atualmente é professora de química Geral e Inorgânica na Faculdade Oswaldo Cruz; Graziela Piccoli Richetti, licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2014). Entre 2003 e 2010 atuou como professora de Química no Ensino Médio em escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, no Colégio de Aplicação da UFSC e no Colégio Adventista de Itajaí. Entre 2014 e 2018 foi professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e lecionou nos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Química, atuando principalmente com os seguintes temas: alfabetização científica e tecnológica, formação de professores e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. PÚBLICO ALVO: Licenciandos/professores de química DATAS DOS ENCONTROS: 23 e 24 de julho de 2019 HORÁRIO: NOTURNO LOCAL: LISEQ (B110) e Laboratório de Química Geral

Participante


Inscrições encerradas há quase 5 anos (05/07/2019)