O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística

Gramática e Escola I

Propomos a oficina "O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística", promovida pela Escola de Extensão da UFSC, que busca instrumentalizar criticamente o professor para que ele não apenas tenha uma melhor compreensão do lugar da Gramática e da Linguística na escola, mas que ele proponha a criação de atividades ou produtos realizados pelos alunos (Pires de Oliveira & Quarezemin, 2016). A oficina será ofertada de 18 a 22 de fevereiro de 2019, das 14h às 20h, sala 205, EFI/UFSC. O público é a comunidade já que a noção de língua da qual partimos não é a do senso-comum. O cidadão precisa saber o que a ciência Linguística tem a dizer sobre as línguas. Entendemos que a nossa proposta pode produzir efeitos positivos na formação geral do aluno, incluindo seu desempenho em ciências e matemática. Os índices baixos que aparecem no Relatório de Pisa podem melhorar em pouco tempo com projetos interdisciplinares como esses que sugerimos que os professores desenvolvam nas escolas. Nosso objetivo é portanto uma interferência efetiva na sociedade. Nesse sentido, seu alvo é a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, assim como de alunos de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins. O objetivo é levá-los a considerar atividades de criação de gramáticas, olimpíadas, dicionários,… realizadas pelos seus alunos. Entendemos que assim é possível modificar esse aluno de forma significativa, tornando-o um leitor menos ingênuo, alguém que entende conceitos básicos da matemática porque entendeu como eles ocorrem na sua língua, que percebe como são os raciocínios, construindo teorias científicas e observando a argumentação. Nessa proposta, o estudo da Gramática integra disciplinas que são tradicionalmente vistas como antagônicas. O estudo da Gramática das Línguas Naturais realizado cientificamente entende que as línguas naturais são objetos sócio-biológicos. O que sabemos sobre as línguas mostra que, ao interagirmos linguisticamente, mobilizamos sistemas lógico-matemáticos (reticulados e soma, conjuntos e funções, apenas para citar alguns).

Página oficial da atividade: neg-ufsc.org/gramatica-na-escola/

Participante


Inscrições encerradas há aproximadamente 5 anos (15/02/2019)