Palestra: APRENDENDO A ARGUMENTAR: UM COMPORTAMENTO BÁSICO PARA RACIOCINAR, COMUNICAR-SE E PARA IDENTIFICAR INFORMAÇÕES FALSAS E EQUIVOCADAS

Argumentação

O processo “argumentar” é fundamental em diversos âmbitos da vida das pessoas, dentre elas, o profissional. Apesar disso, são raros os contextos formais de ensino desse comportamento e a ocorrência dele com alto grau de proficiência. É objetivo desta palestra caracterizar o processo “argumentar” e examinar suas implicações. Para tanto, alguns exames serão examinados: distinguir diferentes funções dos discursos (funções informativa, diretiva e expressiva); conceituar premissas e conclusões; distinguir argumentos de outros tipos de comunicação (argumentos, explicações, definições etc.), distinguir diferentes tipos de argumentos (indutivos e dedutivos) e identificar ocorrências de argumentos de diferentes tipos; caracterizar critérios para avaliar informações (clareza, precisão, relevância, aceitabilidade, suficiência etc.), premissas (exatidão, aceitabilidade) e conclusões de argumentos (validade e correção) e avaliar informações de diferentes tipos com base em tais critérios; caracterizar falácias de diferentes tipos e identificar ocorrências de diferentes tipos. Com base em tais exames, a expectativa é aumentar a proficiência dos participantes em relação ao comportamento “argumentar” e “avaliar argumentos”, de modo que eles consigam distinguir informações confiáveis daqueles que não o são e passem a orientar seus comportamentos sob controle de informações confiáveis. Data:

Participante


Inscrições encerradas há quase 6 anos (25/05/2018)