Formação Conceitual em Análise e Projeto Orientados a Objetos, baseada em UML

Formação Conceitual em Análise e Projeto Orientados a Objetos, baseada em UML - Edição 2018/2

Identificação: Modelagem orientada a objetos, com UML Carga horária: sessenta (60) horas Ementa Fundamentos do paradigma de orientação a objetos; análise e projeto orientadas a objetos; linguagem UML; etapas de metodologia de modelagem orientada a objetos baseada no uso da linguagem UML. Objetivos Geral: Ter condições de analisar e projetar um sistema informatizado utilizando a linguagem UML. Específicos: - Conhecer análise de requisitos. - Conhecer análise orientada a objetos. - Conhecer projeto orientado a objetos. - Conhecer a linguagem de modelagem UML. - Desenvolver a capacidade de projetar a um sistema orientado a objetos usando a linguagem UML. - Ser capaz de desenvolver software executável a partir de uma metodologia de desenvolvimento orientada a objetos Conteúdo programático Capítulo / Vídeo-Aula 01 – Aula introdutória Capítulo / Vídeo-Aula 02 – Fundamentos de modelagem OO Capítulo / Vídeo-Aula 03 – Estrutura de um programa OO Capítulo / Vídeo-Aula 04 – Diagrama de classes de UML • Parte 1 – Classe • Parte 2 – Herança • Parte 3 – Agregação, composição, associação • Parte 4 – outros relacionamentos e conceitos Capítulo / Vídeo-Aula 05 – Modelagem estrutural e dinâmica • Parte 1 – estabelecimento do que é necessário para uma modelagem completa • Parte 2 – os quatro pontos de vista fundamentais Capítulo / Vídeo-Aula 06 – UML – visão geral Capítulo / Vídeo-Aula 07 – Diagrama de casos de uso de UML • Parte 1 – Caso de uso, ator • Parte 2 - Relacionamentos Capítulo / Vídeo-Aula 08 – Diagrama de atividades de UML (subsídios para o refinamento de casos de uso) Capítulo / Vídeo-Aula 09 – Diagrama de visão geral de interação de UML Capítulo / Vídeo-Aula 10 – Metodologia de modelagem: Apresentação das etapas Capítulo / Vídeo-Aula 11 – Metodologia de modelagem: etapa 1 (modelagem estrutural e dinâmica em alto nível de abstração) Capítulo / Vídeo-Aula 12 – Metodologia de modelagem: etapa 2 (refinamento estrutural: identificação de atributos) Capítulo / Vídeo-Aula 13 – Diagramas de sequência e de comunicação • Parte 1 – Elementos comuns aos diagramas • Parte 2 – Especificidades do diagrama de sequência Capítulo / Vídeo-Aula 14 – Metodologia de modelagem: etapa 3 (refinamento de casos de uso) • Parte 1 – O que: diagrama de atividades • Parte 2 – O que e quem: diagramas de interação • Parte 3 – Até quando refinar Capítulo / Vídeo-Aula 15 - Diagrama de máquina de estados Capítulo / Vídeo-Aula 16 – Metodologia de modelagem: etapa 4 (modelagem de estados associada a classe) • Parte 1 – Avaliação dos atributos até então identificados e identificação de novos • Parte 2 – Boa estruturação de algoritmos complexos Capítulo / Vídeo-Aula 17 – Metodologia de modelagem – etapa 5 (domínio da solução – projeto) • Parte 1 – Passos da inserção de elementos do domínio da solução na modelagem iniciada com foco no domínio do problema • Parte 2 – Dois exemplos: projeto de interface gráfica e de persistência de dados Capítulo / Vídeo-Aula 18 – Diagramas de objetos, de estrutura composta, de utilização (deployment) e de temporização • Parte 1 – Diagrama de objetos • Parte 2 – Diagrama de estrutura composta • Parte 3 – Diagrama de utilização (deployment diagram) • Parte 4 – Diagrama de temporização Capítulo / Vídeo-Aula 19 – Metodologia de modelagem – etapa 6 (situações especiais) • Parte 1 – Modelagem da dinâmica de interfaces gráficas • Parte 2 – Destaque de arranjos estruturais • Parte 3 – Destaque de detalhes da implementação e de restrições temporais Capítulo / Vídeo-Aula 20 – Diagrama de atividades de UML – parte 2 (modelagem de algoritmo de método) Capítulo / Vídeo-Aula 21 – Metodologia de modelagem – etapa 7 (modelagem de algoritmos) Capítulo / Vídeo-Aula 22 – Metodologia de modelagem – etapa 8 (implementação) Capítulo / Vídeo-Aula 23 – Organização de especificação orientada a objetos Capítulo / Vídeo-Aula 24 – Avaliação de consistência Capítulo / Vídeo-Aula 25 – Incremento de qualidade • Parte 1 – Qualidade, manutenibilidade, reusabilidade • Parte 2 – Indicadores de qualidade, busca de qualidade • Parte 3 – Oportunidades de busca de qualidade Bibliografia Básica SILVA, Ricardo P. e. Como modelar com UML 2. Florianópolis, SC: Visual Books, 2009. 320p. SILVA, Ricardo P. e. UML 2 em modelagem orientada a objetos. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007. 232p. Bibliografia complementar OMG. Unified Modeling Language. V.2.5. OMG, mar. 2015. [disponível em http://www.omg.org/spec/UML/2.5/PDF]

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Inscrições encerradas há 15 dias (02/11/2018)